© Social Media Marketing Lisboa 
2017 Todos os direitos reservados

R. da Fábrica Social, S/N  |  4000-201 Porto - Portugal Telm.: +351 91 533 50 31   |   E-mail: info@inducar.pt

Política de Privacidade

"Sons do Jardim" promove participação cívica e artística no Bonfim

10/02/2019

 


Foram retomados, no final de janeiro, os ensaios do espaço de criação coletiva "Sons do Jardim". Todas as quintas-feiras, a Casa d’Artes do Bonfim projeta, às 21h, a Utopia desta "ilha-Jardim".

 

O novo projeto resulta de uma candidatura coletiva entre a Rede Inducar, a PELE, a Associação O Meu Lugar no Mundo e a AADID - Associação dos Amigos das Deficiências Intelectuais e Desenvolvimentais - ao Orçamento Colaborativo da Junta de Freguesia do Bonfim.

 

O projeto Sons do Jardim tem como objectivos "contribuir para a criação de espaços de responsabilidade coletiva e de participação cívica e artística", que favoreçam uma fruição e apropriação do Jardim Paulo Vallada.

 

 

 

O "Sons do Jardim" prevê um conjunto de atividades que convoquem a comunidade local, durante o ano de 2019, tanto no Jardim como nos espaços dos parceiros do projeto.

Uma das atividades terá como propósito a conceção de um "Grupo de Criação Coletiva", onde vizinhos serão convidados a experienciar processos de criação performativa, construindo coletivamente o Espetáculo comunitário. Está ainda prevista a criação de oficinas interdisciplinares, onde temas como a sustentabilidade ambiental, a música, o teatro e as artes plásticas servirão como ferramentas para criar, debater e pensar modos de agir e fazer mais sustentáveis.

Para além destas atividades, o projeto contempla o desenvolvimento de "Assembleias de Vizinhos do Jardim" - espaços de encontro/discussão que permitam à comunidade local desenhar uma estratégia de preservação e dinamização do Jardim -  e de oficinas de educação para a cidadania, espaços de experimentação de mecanismos de participação e capacitação dos intervenientes para o exercício de uma participação democrática consciente.

Por último, o "Sons do Jardim" contará com oficinas de “design/build together”, através da construção de dispositivos com estímulos sonoros e visuais, onde os vizinhos serão convidados a interagir com o espaço público e com os elementos do Jardim.

 

 

 

O projeto  tem também como parceiros o Coletivo Moradavaga e a Fundação Manuel António da Mota.

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Notícias em destaque

"A Par e Passo" avança com desenho colaborativo

23.10.2019

1/1
Please reload

Notícias recentes