Memory of Water: a experiência de Inês Cavaco na Escócia

20/04/2020

 

"No fim de 2019 surgiu a oportunidade de fazer parte do projeto Memory of Water (MoW), como coordenadora de uma residência artística focada em práticas participativas, a acontecer em junho de 2020 em Govan, Escócia. A Rede Inducar aceitou ser a minha "organização de envio", através do Corpo Europeu de Solidariedade.

 

Com todas as atividades no exterior adiadas e entregue ao modelo de teletrabalho, a minha maior ocupação tem sido a reestruturação do website do projeto MoW.

 

Escrevo/vivo/teletrabalho do lado sul do rio Clyde, em Glasgow. Em direção a oeste - e partilhando o mesmo rio - fica Govan, uma cidade com um património extenso e uma vida diferente do centro de Glasgow. Desde pedras esculpidas do tempo dos Vikings, ao facto ter sido um dos centros mundiais de construção naval até ao final do século XX, Govan é casa de grandes ativistas e grupos comunitários. As partes do estaleiro servem agora de estúdios para vários artistas e as docas, em frente, corriam o risco de se tornarem habitações de luxo que em nada serviriam a comunidade de Govan. A proposta não foi aprovada. Vitória do povo! Contudo, a ameaça permanece.

 

O projeto MoW dialoga, através da intervenção artística, com todos os níveis da sociedade. Desde colaborar com a comunidade local, aos políticos, planeadores urbanos e outros acionistas, trabalhamos com o intuito de criar eventos inclusivos e intervenções artísticas que mostrem a potencialidade dos espaços pós-industriais ao serviço da cultura e das pessoas.

 

Já lá vão dois meses desde que cheguei e mais de um mês de quarentena. Tem sido desafiante, no mínimo, mas cheio de aprendizagens."

Inês Cavaco

 

Primeiro encontro com o projeto em Gdansk, Polónia, outubro 2019

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Notícias em destaque

25 palavras e valores da Inducar no Dia da Liberdade

24.4.2020

1/2
Please reload

Notícias recentes