Friday, 21 July 2017

 

Aprendizagem Experiencial  inscrever

«As pessoas aprendem 10% do que leem, 20% do que ouvem, 30% do que veem, 50% do que simultaneamente veem e ouvem, 70% do que dizem e 90% do que dizem e fazem.” (Tony Pont, 2003).

A aprendizagem experiencial é uma abordagem metodológica aplicável em diversos contextos educativos e de intervenção social. Diretamente relacionada com os princípios do empowerment, é uma ferramenta incontornável na promoção do desenvolvimento de competências dos indivíduos e dos grupos.

Através de um processo de aprendizagem meta-reflexivo, esta ação oferece a oportunidade de explorar a aprendizagem experiencial de forma sustentada e no sentido da promoção de práticas de qualidade.

 

2. OBJETIVOS GERAIS

:: Enquadrar a Aprendizagem Experiencial na aprendizagem ao longo da vida e nos diversos contextos educativos, 

:: Conhecer distintos estilos e preferências de aprendizagem numa perspetiva centrada na pessoa, olhando o potencial do colectivo,

:: Entender o ciclo da aprendizagem experiencial e o seu enquadramento conceptual,

:: Compreender o conceito de desenvolvimento integrado de competências,

:: Explorar a Aprendizagem Experiencial na primeira pessoa e colocar em prática as competências desenvolvidas,

:: Relacionar a Aprendizagem Experiencial com a Competência Chave do Aprender a Aprender e a responsabilidade dos indivíduos no processo de aprendizagem.

 

3. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 

:: Sobre aprendizagem ao longo da vida e educação não formal

:: Estilos e preferências de aprendizagem

:: O ciclo de aprendizagem experiencial

:: Características da aprendizagem experiencial 

:: Desenvolvimento integrado de competências

:: A aprendizagem experiencial na prática

:: Aprendizagem experiencial e aprender a aprender

 

4. PÚBLICO ALVO

Agentes educativos e de intervenção social (professores, formadores, animadores, técnicos, voluntários, estudantes). Público em geral.

 

5. METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

Esta proposta será desenvolvida com base em princípios pedagógicos / metodológicos próprios do contexto de educação não formal, que visam estimular o potencial criativo dos participantes e uma atitude crítica e reflexiva sobre as suas experiências pessoais (e profissionais):
» preocupação / centralidade do processo de aprendizagem no aprendente, nas suas expectativas e necessidades;
» manutenção de uma estratégia de aprendizagem mútua (de todos com todos),valorizando-se a diversidade de perspetivas e experiências;
»a criação de um ambiente de aprendizagem seguro, em que todos os participantes se sintam livres para partilhar, expressar ideias;
» aprender por tentativa e erro, sem sentirem o seu bem-estar ameaçado no grupo em que se inserem; a combinação de métodos (expositivos, ativos, demonstrativos, interrogativos), de modo a “responder” aos diversos perfis, estilos e preferências de aprendizagem;
» recurso à aprendizagem experiencial / prática, baseada na experiência (real ou simulada) e devidamente monitorizada;
»desenvolvimento integrado de competências: teóricas, técnicas e sociais / relacionais.

A educação não formal é, na nossa perspetiva, uma abordagem geradora de transformação, pelo seu potencial de capacitação do(s) indivíduo(s).

 

6. CALENDARIZAÇÃO

12 horas.

 

7. INSCRIÇÃO

Se está interessado/a inscreva-se clicando no botão em baixo. Assim que tenhamos o número mínimo de participantes entraremos em contacto. Desconto de 10% por participante em inscrições de grupo (mínimo 5 participantes). Os participantes receberão um certificado de participação no final da ação.

Para mais informações, contacte-nos através do endereço de e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..


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