Friday, 21 July 2017

 

ec verde  inscrever

A Educação para a Cidadania exige coerência entre os conteúdos abordados, as estratégias metodológicas adoptadas e a organização dos contextos onde ela se desenvolve. Para tal, ela tem de se realizar em grupos, organizações e comunidades justas e democráticas, onde os indivíduos estejam envolvidos na sua construção, de maneira a que o sentido de cooperação e de co-responsabilidade se torne real. Isto exige que se passe de uma concepção de Educação para a Cidadania para uma Educação na Cidadania – a cidadania não se ensina mas aprende-se. Urge por isso ultrapassar a lógica hierárquica do professor e do “aprendiz” para dar lugar a contextos de aprendizagem que valorizem a diversidade dos saberes, a cooperação e a reflexão crítica, assim imaginado e construindo novos lugares de inclusão, de justiça e de participação – enfim, de cidadania.

No seguimento do todo o trabalho da Rede Inducar nos seus diferentes domínios de atuação (Diversidade e Inclusão, Cidadania e Participação e Aprendizagem e Capacitação) propõe-se que esta ação de formação se constitua como uma oportunidade de reflexão sobre os pressupostos (valores, competências) para o exercício de uma cidadania ativa, bem como sobre os direitos e as responsabilidades de cada um/a no sentido da sua promoção, nas diversas esferas das relações humanas: dos contextos formais/institucionais aos não-formais e informais, do domínio público ao privado (cidadania íntima), do local ao global (cidadania global).

 

2. OBJETIVOS GERAIS

:: Compreender o conceito de cidadania à luz do seu percurso histórico e refletir sobre os novos contextos, conteúdos e extensão da cidadania, em particular, no atual quadro de globalização e multiculturalidade;

:: Reconhecer a noção de cidadania nas suas diversas dimensões – estatuto, prática e identidade – e identificar as condições e competências necessárias para o exercício de uma cidadania participativa e inclusiva;

:: Identificar e refletir sobre os princípios éticos e metodológicos da educação – e do educador – para a cidadania e articulá-los com a diversidade dos campos de aplicação possíveis;

:: Capacitar os participantes para o desenvolvimento e implementação de práticas de educação para a cidadania nos seus contextos profissionais / formativos.

 

3. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

:: Conceito de cidadania: percurso histórico e desafios contemporâneos

:: Identidades e cidadania

:: Cidadania na prática

:: Educação para a cidadania: princípios éticos e metodológicos

:: Práticas de educação para a cidadania

 

4. PÚBLICO ALVO

Agentes educativos e de intervenção social (professores, formadores, animadores, técnicos, voluntários, estudantes). Público em geral.

 

5. METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

A orientação metodológica do módulo de formação será coerente com os conteúdos trabalhados, significando isto que todo o percurso de aprendizagem respeitará os princípios fundamentais da cidadania:

:: Igualdade, inclusão e participação democrática

:: Cooperação e co-responsabilidade

:: Aprendizagem experiencial e colaborativa

A fim de assegurar o desenvolvimento adequado das diferentes competências visadas e respeitar as preferências de aprendizagem de todos os participantes, será utilizada uma conjugação de métodos diversos: expositivo, experiencial (jogos e dinâmicas de grupo), discussões de grupo, partilha e discussão de práticas, elaboração de trabalho prático e sua discussão.


6. CALENDARIZAÇÃO

18 horas.

 

7. INSCRIÇÃO

Se está interessado/a inscreva-se clicando no botão em baixo. Assim que tenhamos o número mínimo de participantes entraremos em contacto. Desconto de 10% por participante em inscrições de grupo (mínimo 5 participantes). Os participantes receberão um certificado de participação no final da ação.

Para mais informações, contacte-nos através do endereço de e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

inscrever

 
joomla templatesfree joomla templatestemplate joomla
Morada: Rua da Fábrica Social, S/N | 4000-201 Porto | PORTUGAL Telm.: +351 91 533 50 31 » E-mail: info@inducar.pt
Inducar