Friday, 21 July 2017

 

Lingua e Cultura Portuguesa  inscrever

 FR | EN

“A finalidade do ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira é que os aprendentes se tornem aptos a comunicar nessa língua para satisfazerem as suas necessidades. Esta concepção leva a que os objetivos de aprendizagem sejam definidos em termos comunicativos, o que só se pode fazer com base no levantamento das necessidades comunicativas do aprendente.”

(AAVV, Nível Limiar, Lisboa, ICALP, 1988)

Esta formação está pensada para o desenvolvimento das competências linguísticas (nível A1, A2) de estudantes, voluntários, estagiários, expatriados entre outros que se encontrem em período de mobilidade em Portugal, no sentido de criar condições para a sua plena integração no âmbito dessa experiência.

As barreiras linguísticas e culturais podem condicionar as oportunidades de mobilidade, contribuindo esta oferta formativa em aprendizagem da língua e integração cultural para uma melhor adaptação e capacitação face aos desafios que podem surgir neste domínio.

A formação em Língua e Cultura Portuguesa visa a aquisição de um corpo de conhecimentos e o desenvolvimento progressivo de competências que capacitem as pessoas para o uso da língua portuguesa e para a sua integração sociocultural. Esta formação pretende incentivar uma comunicação oral e escrita eficaz, preparando a pessoa para a integração na vida social e profissional, promovendo a abertura ao outro, contribuindo para a formação de um bom utilizador da língua, habilitando-o a ser um comunicador com sucesso e um conhecedor do seu modo de funcionamento, sujeito que se estrutura, que constrói a sua identidade através da linguagem para poder agir com e sobre os outros, interagindo. Saber ouvir e compreender e saber expressar as suas opiniões, receios, vontades, sentimentos é vital para assegurar uma boa participação na sociedade em que estamos inseridos. Importa, pois, educar para a compreensão mútua entre interlocutores, condição primordial do agir comum. Esta formação permitirá ainda que, no final do percurso, o/a participante seja capaz de interagir, oralmente e por escrito, receptiva e produtivamente, de forma adequada, em situações de comunicação, fundamentais para uma integração na sociedade, nomeadamente, na resolução de questões da vida quotidiana.

 

2. OBJETIVOS GERAIS

:: Desenvolver a capacidade de compreensão e de expressão orais.

:: Desenvolver a capacidade de compreensão e de expressão escritas.

:: Saber comunicar em diferentes contextos situacionais.

:: Saber utilizar vocábulos e estruturas adequadas ao contexto comunicativo.

:: Praticar e consolidar as estruturas básicas da Língua Portuguesa.

:: Integrar-se socioculturalmente em função do contexto em que se move.

:: Reconhecer aspectos inerentes à cultura portuguesa.

 

3. CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

:: Identidade

:: Pessoas

:: Vida familiar e social

:: Educação

:: Lazer

:: Informação e diversão

:: Lugares que se conhecem / frequentam.

 

4. PÚBLICO ALVO

Esta formação destina-se a pessoas que nunca aprenderam português ou que têm um reduzido conhecimento da língua portuguesa.

 

5. METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

Esta formação será desenvolvida com base em princípios próprios do contexto de educação não formal, que visam estimular o potencial linguístico dos participantes e a capacidade crítica e reflexiva sobre as suas experiências pessoais e profissionais:

  • a preocupação do processo de aprendizagem centrado no aprendente, nas suas expectativas e necessidades,
  • a manutenção de uma estratégia de aprendizagem mútua (de todos, com todos), valorizando a diversidade de perspetivas e experiências,
  • a criação de um ambiente de aprendizagem seguro, em que todos/as os/as participantes se sintam livres para partilhar, expressar ideias, aprender por tentativa e erro,
  • a combinação de métodos (expositivos, ativos, demonstrativos, interrogativos), de modo a ir ao encontro de perfis, estilos e preferências de aprendizagem diversos,
  • o recurso à aprendizagem experiencial e prática, baseada na vivência de cada um/a,
  • o desenvolvimento integrado de competências: teóricas, técnicas e sociais / relacionais.

Partindo de um diagnóstico inicial, a formação em Língua e Cultura Portuguesa será um espaço de transversalidade cultural e linguística, na sua condição de suporte estruturalmente integrado nos outros saberes. Serão promovidas situações de aprendizagem que, efetivamente, ampliem os conhecimentos e as aptidões linguísticas dos/as participantes e aperfeiçoem técnicas e instrumentos concebidos numa perspectiva multidimensional, integradora e transdisciplinar. A aula de Língua e Cultura Portuguesa deve ser, fundamentalmente, orientada para a consciência e fruição da língua, valorizando atitudes cognitivas (curiosidade intelectual, espírito criativo, autonomia e eficácia na resolução de problemas) e fornecer os meios de as potenciar, em detrimento do ensino de conteúdos meramente informativos. Desta feita, esta formação assume-se como espaço de crescimento harmonioso e potenciador de aprendizagens, ancorado no desenvolvimento de competências linguísticas, como factor de integração social e cultural.

 

6. CALENDARIZAÇÃO

30 horas (10 sessões presenciais de 3horas)

 

7. INSCRIÇÃO

Se está interessado/a inscreva-se clicando no botão em baixo. Assim que tenhamos o número mínimo de participantes entraremos em contacto. Desconto de 10% por participante em inscrições de grupo (mínimo 5 participantes). Os participantes receberão um certificado de participação no final da ação.

Para mais informações, contacte-nos através do endereço de e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

inscrever

 
joomla templatesfree joomla templatestemplate joomla
Morada: Rua da Fábrica Social, S/N | 4000-201 Porto | PORTUGAL Telm.: +351 91 533 50 31 » E-mail: info@inducar.pt
Inducar