Sunday, 23 April 2017

 

Tornar-se Mentor  inscrever

A aprendizagem é sempre um processo relacional. Cada pessoa aprende segundo o seu ritmo, interesses, dedicação e preferências; contudo, nunca o faz sozinha mas sempre pela interação com outro(s), na relação com outro(s). É da qualidade da relação – seja pela admiração ou pelo contraste, pela empatia ou pelo confronto – que surge a oportunidade de vermos, e de nos vermos, de modo diferente, de mudarmos, enfim, de aprendermos. Num contexto em que a educação e a aprendizagem se escolarizam, se massificam e colocam exigências cada vez maiores e mais divergentes aos jovens (e não tão jovens) aprendentes, importa por vezes encontrar um contexto relacional especial, estável, empático e confiável em que o/a aprendente se sinta acompanhado/a num processo de (re)conhecimento e de autonomização que é só seu. É este o lugar da mentoria; é este o desafio do/a mentor/a.

Este curso de formação da Rede Inducar, crl. surge no seguimento do trabalho que tem realizado em diversos âmbitos, nacionais e internacionais, enquanto entidade dinamizadora de processos educativos em contexto não formal, com especial enfoque numa aprendizagem experiencial, cooperativa e auto-dirigida, frequentemente recorrendo a mecanismos de mentoria enquanto facilitadores de processos de desenvolvimento e reconhecimento de competências, particularmente entre os jovens.

 

2.OBJETIVO GERAL

:: Capacitar os/as participantes para atuarem como mentores junto de jovens a fim de assegurarem que estes reconhecem e desenvolvem competências necessárias ao sucesso escolar e profissional, bem como ao desenvolvimento pessoal e à participação cívica ao longo da vida.

 

3.CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

:: Refletir sobre as causas e consequências do insucesso escolar e da não participação na educação;

:: Explorar os pressupostos dos processos de aprendizagem nos jovens, com particular enfoque naqueles que assentam nos interesses, na experiência concreta e na participação social dos mesmos (nomeadamente em experiências de associativas, de voluntariado, culturais ou outras);

:: Identificar e desenvolver competências para a mentoria de jovens em situação de insucesso escolar ou exclusão social, nomeadamente compreendendo os papéis, limites, responsabilidades e caraterísticas do processo de mentoria.

:: Identificar coletivamente princípios e procedimentos de mentoria que possam potenciar aprendizagens significativas juntos dos jovens, bem como a valorização da educação ao longo da vida.

 

4.PÚBLICO ALVO

Agentes educativos e de intervenção social (professores, formadores, técnicos, voluntários, estudantes). Público em geral.

 

5.METODOLOGIAS DE FORMAÇÃO

A Rede Inducar tem vindo a especializar-se no desenvolvimento de metodologias de formação e aprendizagem, testadas a nível nacional e internacional, no âmbito da educação não formal. Esta ação de formação será, assim, concebida como um espaço de aprendizagem mútua, onde os/as participantes poderão experimentar e comparar diferentes abordagens às temáticas abordadas.

Toda a abordagem metodológica a desenvolver nesta formação assentará numa aprendizagem experiencial e cooperativa e no desenvolvimento integrado de competências (teóricas, técnicas e relacionais) dos/as participantes.Será utilizado um conjunto diversificado de métodos e técnicas – da apresentação de conceitos teóricos aos jogos e simulações, passando por trabalhos individuais ou grupais orientados, e os/as participantes serão interpelados/as a fazer uso do seu potencial criativo e de uma atitude crítica e reflexiva sobre a sua própria experiência pessoal e profissional. Todo o percurso formativo será desenvolvido em constante diálogo com as realidades de vivência quotidiana e de trabalho dos/as participantes e orientado para a construção de instrumentos concretos com futura aplicabilidade enquanto mentores.

 

6.CALENDARIZAÇÃO

14 horas.

 

7. ISNCRIÇÃO

Se está interessado/a inscreva-se clicando no botão em baixo. Assim que tenhamos o número mínimo de participantes entraremos em contacto. Desconto de 10% por participante em inscrições de grupo (mínimo 5 participantes).Os participantes receberão um certificado de participação no final da ação.

Para mais informações, contacte-nos através do endereço de e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..


inscrever

 

 

joomla templatesfree joomla templatestemplate joomla
Morada: Rua da Fábrica Social, S/N | 4000-201 Porto | PORTUGAL Telm.: +351 91 533 50 31 » E-mail: info@inducar.pt
Inducar